Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de forma segura e eficiente, Cmeis, escolas municipais e colégios estaduais de Pinhais participam da Campanha Nacional de Vacinação. A nova estratégia de imunização será promovida em todo o território nacional, por meio de uma ação conjunta entre os Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC). No Paraná, a mobilização ocorre até o dia 31 de maio e, em Pinhais, as ações estão sendo coordenadas pelas equipes das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
“Uma das políticas intersetoriais constituídas entre os ministérios na perspectiva de melhoria da qualidade de vida da população é o PSE. O programa visa promover estratégias articuladas que ajudem a comunidade escolar no enfrentamento de vulnerabilidades que possam comprometer a vida e o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros, tendo a escola como espaço para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e doenças”, explica Janaína Casero, da Seção de Estratégia da Saúde da Família.
“Considerando que a vacinação é uma das ações prioritárias do PSE, e que, neste ano, contou com a adesão de 100% dos municípios paranaenses, reforçamos a importância de manter a Caderneta de Vacinação atualizada. Essa prática impacta diretamente na saúde coletiva, contribuindo para a prevenção, controle e até erradicação de doenças imunopreveníveis, além de reduzir internações por formas graves dessas enfermidades”, destaca.
“Destacamos, ainda, o êxito da força-tarefa de vacinação nas escolas realizada em 2024, que evidenciou a efetividade da articulação entre saúde e educação para ampliar as coberturas vacinais entre crianças e adolescentes. Vacinar é um ato de amor e proteção e ao autorizar a vacinação na escola e enviar a caderneta, os pais cuidam dos filhos e também de todas as outras crianças ao redor”, conclui Janaina.